segunda-feira, 23 de junho de 2014

Por que fogueira de São João

 
Quando se fala de festa junina, logo se pensa em fogueira, o principal símbolo da festa que é uma das mais populares no Brasil. E por que a fogueira?
Fogueira já foi método de aplicação de pena de morte, na idade média, por crimes de heresia e bruxaria, mas existem duas explicações para a tradição de acender fogueiras no São João. Uma de origem pagã que associa a fogueira às festas realizadas na Europa, para comemorar o solstício de verão, ocorrido no dia 24 de junho.

A outra tradição tem origem em uma lenda da religião católica. Isabel estava grávida de São João Batista e combinou com Maria, sua prima, que, ao ocorrer o parto, acenderia uma fogueira sobre um monte para avisar quando o bebê nascesse. A melhor forma de comunicação instantânea num mundo sem what’s App. E nasceu João, anunciador de Jesus, e que o batizou no rio Jordão. (Mc 1, 1-9).

Na minha infância em Petrolina, todos queriam acender uma fogueira em homenagem a São João. Amigas tornavam-se “comadres de fogueira” arrodeando-a três vezes e repetindo os versinhos mágicos: “São João dormiu, São João acordou, vamos ser comadres que São João mandou.” Ao longe, ouvia-se na radiola de Seu Valdir, Luiz Gonzaga cantar:
 
“ A fogueira está queimando/ em homenagem a São João/
e o forró já começou/ vamos gente, arrastar pé neste salão.”

VIVA SÃO JOÃO!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário