sábado, 15 de março de 2014

Isolamento Social do idoso




O isolamento social afeta a saúde e o bem-estar dos idosos .Muitas vezes acompanhado de solidão prolongada, o isolamento social tem sido associado a uma série de doenças mentais e físicas, tais como demência, doença de Alzheimer, depressão e os aumentos nas taxas de transtornos de personalidade, adicções e suicídio. O isolamento também pode levar a um aumento da vulnerabilidade ao abuso contra idosos, diz um estudo feito pelo Conselho Nacional do Idoso do Canadá (NSC da sigla em Inglês): Isolamento Social e seus Efeitos em Idoso,  com o objetivo de encontrar formas de prevenir e reduzir a sua incidência.

Os estudos  mostram que os idosos cronicamente isolados podem tornar-se facilmente depressivos e solitários. “Quando as pessoas estão deprimidas têm muito menos energia, menos interesse em manter relacionamentos com outras pessoas. Portanto, há uma tendência real para as pessoas deprimidas se isolarem. Muitas vezes, elas se afastam de familiares, tornam-se irritadas e negativas, de modo que se afastam naturalmente das pessoas”.

Os idosos frequentemente se isolam quando seus cônjuges, amigos ou parentes morrem ou ficam doentes, ou quando as crianças se afastam da família. A aposentadoria também pode levar ao isolamento graças à diminuição das redes de apoio e dos papéis sociais desempenhados.

Evitar estereótipos

É importante não estereotipar as pessoas mais velhas como isoladas e desamparadas, já que muitos estão bem conectados e ativos em suas comunidades através de grupos de voluntários ou grupos culturais, sociais e religiosos.

Alguns idosos podem precisar de uma interação social mais dinâmica e outros podem querer apenas desfrutar o seu tempo sozinhos. “Há uma grande quantidade de visões estereotipadas sobre os idosos e seu isolamento, as quais não são todas verdadeiras.

"A saúde social depende da conectividade social, bem como do grau em que a comunidade valoriza a diversidade, apóia e inclui, e proporciona oportunidades para que todos possam participar na vida da comunidade, bem como a quantidade e a qualidade do apoio social e as relações que uma pessoa tem" diz o estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário