sábado, 26 de julho de 2014

Dica simples para melhorar suas fotos de Viagem

 
Lendo algumas postagens da net sobre fotografias, gostei muito de uma dica simples  para melhorar as nossas fotos, a partir de uma câmara automática, que todo turista tem uma, sem precisar entender muito de regulagens manuais.
 
A primeira coisa que precisamos fazer, antes de sacar a máquina e apontar a esmo para tudo que encontramos pela frente,  é passar a pensar na foto. Fotografar primeiro com o olho e depois com a câmara.
 
Regra dos terços
 
A regra dos terços é uma técnica muito usada na fotografia para dar maior destaque ao assunto e deixar a foto mais interessante. Consiste, basicamente, em dividir a foto em nove partes, traçando duas linhas verticais e duas horizontais.As interseções das linhas realçadas em verde na figura são os chamados  “pontos de Ouro”

Muitas câmeras já vem com essa grade para facilitar os marinheiros de primeira viagem.


 
A ideia é que os elementos principais da suas fotos fiquem exatamente onde essas linhas se cruzam, e não no centro, dando mais destaque do que o resto da imagem. As fotos tiradas com esta técnica ficam muito mais interessantes do que se estivesse centralizada.
 
Toda a foto tem um tema ou sujeito. Algo que você está querendo mostrar.  É preciso antes de tudo identificar o sujeito a foto. Aí então basta posicioná-lo PRÓXIMO a um dos pontos de outro, não precisa ser exatamente em cima do ponto.
 
 
Se sua fotografia for uma paisagem, evite deixar a linha do horizonte centralizada, ao invés disso valorize mais o céu ou o que estiver abaixo dele. Reserve 2 terços da imagem para o que estiver mais interessante (Céu ou terra) apenas 1 terço para o restante.
 
 
A regra do terço vale também quando você estiver tirando fotos de alguém posando em frente a algum lugar: posicione a pessoa mais ao lado, e não no centro da foto.
 
 
 
 Outra regrinha bem interessante para o preenchimento da imagem, e que se encaixa nos terços, é que o mar deve sempre preencher de 1/3 a 2/3 e o céu o restante da imagem e vice versa.
 
 
 

Um comentário:

  1. Amei as dicas!! Para nós que amamos fotografia, mas que ainda não estamos com uma máquina sofisticada e cheia de recursos, saber essas regrinhas já ajuda bastante.
    Beijos

    ResponderExcluir