segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Arrumando a mesa para receber

O período natalino chegou e, nada mais apaixonante do que uma bela mesa para as comemorações do Natal e Ano Novo.
Aqui, algumas dicas para impressionar familiares e amigos.



Jantar refinado
Para um jantar refinado, aconselha-se a começar a decoração pela toalha de mesa, que deve ser de preferência de cor clara. Em relação ao tecido, ele pode ser de linho ou outro de boa qualidade e caimento. Se tiverem relevos ou desenhos, que sejam da mesma cor. Outro detalhe importante é que esteja impecavelmente bem passada.

Pratos
Na montagem dos pratos, iniciamos com o sousplat (pronuncia-se Suplá) sobre a toalha. Este não é trocado durante a refeição e serve para apoiar os outros pratos. Sobre ele colocamos o prato principal e o prato de salada logo em seguida. O pratinho de pão deve ser colocado do lado esquerdo do prato de refeição na parte superior, sobre ele coloca-se uma faquinha para pão.

Talheres
A ordem dos talheres para um jantar formal segue a ordem dos pratos que serão servidos, de fora para dentro. As colheres ficam sempre à direita, assim como as facas que devem ficar com o corte voltado para o prato. Os garfos vão sempre à esquerda. Os talheres de sobremesa devem ser posicionados acima do prato. O cabo da colher e o da faca ficam virados para a direita, e o garfo deve ser colocado entre a colher e a faca, com o cabo virado para a esquerda.

Copos
Os copos ficam dispostos na seguinte ordem, de fora para dentro: vinho branco, vinho tinto e água, com a opção de taça para champanhe ou espumante. Essa é também a ordem de tamanho dos copos, o de vinho branco é normalmente menor do que o de vinho tinto, que por sua vez, é sempre menor do que o de água.

Guardanapos
Por ser um jantar formal, devemos utilizar guardanapos de tecido, pois deixa a mesa muito mais elegante. Ele pode ser colocado do lado esquerdo ou em cima do prato.

Detalhes
Um belo arranjo de flores baixas (que sejam sem perfume) e velas são itens indispensáveis para decorar a mesa.



Reunião informal
Se  for uma reunião informal a disposição da mesa é bem mais livre, com somente uma regra: procure colocar pessoas que tenham interesse comum sentadas próximas.
Para as pessoas ficarem mais à vontade, o serviço à americana costuma ser o mais indicado. Arrume um aparador e disponha os pratos sobre ele para que as pessoas possam se servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário