sábado, 22 de fevereiro de 2014

Dicas para o Carnaval


Nutricionista mostra como se preparar para maratona do carnaval em Salvador


Carnaval chegando e o foco de muitos passa a ser estar pronto para toda a diversão deste grande evento. Entretanto, poucos se preocupam com a própria integridade física e os riscos envolvidos em um excesso de atividades físicas. Mas, o que fazer para "brincar o carnaval” sem submeter seu corpo a uma sobrecarga? A resposta é bem simples: preparação física.

De acordo a nutricionista desportiva Anna Amélia, uma pessoa na faixa de peso de 70kg pode queimar 5,5Kcal/minuto seguindo um trio em ritmo acelerado, equivalente a uma caminhada rápida. Esse mesmo indivíduo pode queimar 15kcal/minuto se o mesmo percurso for feito em ritmo de corrida.

Que essa data comemorativa é uma ótima forma de perder alguns quilos, o senso comum já domina, no entanto, para que haja possibilidade de realizar tal atividade sem riscos lesivos e patológicos, é de extrema importância que o “folião” tenha um bom preparo físico geral, principalmente em relação à resposta cardiorrespiratória.

Para essa preparação se faz necessária a atenção, principalmente, a dois fatores, que se realizados com maior antecedência, melhor e maior será seu aproveitamento. O primeiro fator consiste em estimular, em treinos aeróbicos, um melhor condicionamento cardiorrespiratório, responsável pelo seu fôlego, contribuindo para evitar a tão indesejada “fadiga precoce” e até mesmo, em ultimo caso, uma parada cardiorrespiratória.

Uma ótima forma desenvolvida pelos profissionais de educação física são as corridas intercaladas, ou seja, corrida com pausas de caminhada ou parada. Outra opção é correr regularmente por pelo menos três vezes na semana, iniciando com poucos minutos e posteriormente aumentando a duração e a intensidade de acordo com o que é permitido pelo seu corpo e indicado pelo seu instrutor de atividade física.

O segundo fator é a preparação neuromuscular, ou seja, a musculação propriamente dita. Essa se responsabilizará por manter você bem disposto, e possivelmente livrará suas articulações de sobrecargas que poderiam, no futuro, causar alguma lesão osteomioarticular. 

Fonte:  http://www.tribunadabahia.com.br/ 

Um comentário: