domingo, 19 de outubro de 2014

Dicas de Viagem


América do Sul: RG ou passaporte?
por Ricardo Freire em 30.mai.2013


Existe um acordo, começado no Mercosul e depois ampliado para todos os países da América do Sul com exceção das Guianas, que permite aos cidadãos circularem livremente pelas fronteiras portando apenas o documento nacional de identidade.

Ou seja: dá pra viajar (por ordem alfabética) pra Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela só com RG original (carteira de motorista não vale).

Porém... a questão é cheia de pegadinhas. Para começar, a carteira de identidade precisa estar em bom estado. Você tem que estar reconhecível na foto. Há quem diga que só as carteiras emitidas há menos de 10 anos têm validade. (Esta parece ser uma lenda urbana, ou pelo menos uma regrinha válida apenas para argentinos em viagem.)

O grande defeito desse acordo é que a validade da carteira é decidida ao bel prazer de quem tem o poder de deixar você passar ou não. Desde o funcionário do check-in da cia. aérea (ah, não posso deixar a senhora embarcar com essa carteira velha não) até o guardinha da fronteira do país X com o Y que pode alegar isso ou aquilo pra descolar uma propinazita.

Minha recomendação: faça um passaporte. Renove sempre o seu passaporte antes de 6 meses do vencimento. Viaje sempre com o seu passaporte. Mesmo que seja pra Argentina ou pro Uruguai.

Um passaporte dentro da validade nunca é questionado. Um passaporte com carimbos vale mais na hora de você passar por uma imigração na Europa ou pedir visto pros Estados Unidos.

E viajando com o passaporte você pode deixar o dito cujo no cofre do hotel e sair na rua, aí sim, com o seu RG.

Resumindo: dá, sim, pra viajar pra qualquer lugar e atravessar qualquer fronteira na América do Sul (fora as Guianas) só com carteira de identidade. Mas vá com o passaporte. É muito melhor.

OBS: Matéria retirada do http://www.viajenaviagem.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário