sábado, 18 de outubro de 2014

Hábitos que te deixam mais rico


O caminho para a riqueza, seja para obter um certo padrão de vida  ou apenas para viver de forma confortável, exige muitos esforços e, principalmente, disciplina. Dinheiro não cai do céu

Hábitos simples podem fazer a diferença na hora de construir um patrimônio para a vida inteira. Veja alguns deles a seguir.

1 - Compre o que precisa e não o que quer

Gastos diários com refeições fora de casa, festas, roupas, etc. podem ser nocivos para as finanças ao ocupar, no orçamento doméstico, o lugar de investimentos e economias que tenham efeitos duradouros.

2 - Gaste menos do que ganha

Mesmo alguns milionários, em alguns casos levam uma vida mais simples do que a sua renda permite. Isso apenas mostra que é necessário ter equilíbrio. 

Em caso de aumento do salário, recomenda destinar metade do dinheiro que será recebido para consumo e despesas do mês e a outra metade para investimentos e a formação de uma reserva financeira.

Assim, é possível economizar e elevar o padrão de vida ao mesmo tempo. 

3 - Calcule se você pode pagar pelo que compra

Ao parcelar compras o consumidor deve ter consciência de que as parcelas mensais devem ser pagas rigorosamente em dia para evitar o pagamento de juros.

4 - Tenha paciência

Geralmente, grandes fortunas não são construídas da noite para o dia. Quanto maior o planejamento,maiores e mais sólidos tendem a ser os ganhos.

Os investimentos menos arriscados, que não possuem promessas de retornos absurdas, podem não gerar um rendimento tão alto, ou imediato, mas são mais garantidos.

5 - Busque se livrar das dívidas

Os altos juros cobrados no Brasil podem destruir o patrimônio de quem fica inadimplente. Portanto, eliminar as dívidas devem ser sempre uma prioridade.

6 - Use o tempo a seu favor

No caminho para enriquecer, o tempo oferece vantagens.

Caso o investidor opte por aplicações de renda fixa, os rendimentos serão maiores e as alíquotas de imposto de renda menores ao deixar o dinheiro render por mais tempo. 

7 - Entenda que dinheiro não compra felicidade

Enriquecer sem objetivos não é garantia de uma vida com realizações. Para que os investimentos e as economias façam sentido, é necessário ter objetivos financeiros no curto, médio e longo prazo. 

Dessa maneira, é possível direcionar esforços e evitar gastos desnecessários. 

8 - Tenha consciência de que imprevistos acontecem

É necessário se prevenir para que as finanças não saiam do controle caso ocorram imprevistos, como uma situação de desemprego, ou uma doença na família.

Recomenda formar uma reserva financeira, com aplicações de médio e longo prazo, com o intuito de pagar gastos inesperados.
As aplicações devem permitir que o dinheiro possa ser facilmente resgatado e sem a cobrança de penalidades altas.

9 - Não se iluda com pessoas que enriqueceram da noite para o dia

É comum associar a riqueza a ganhos fáceis. O consultor financeiro Mauro Calil recomenda não transformar casos raros, como de empresários que tiveram ideias brilhantes e enriqueceram de forma rápida, como regra. "A melhor maneira de construir um patrimônio financeiro sólido é trabalhar". 

10 - Não tenha medo de pensar grande 

A ambição pode ajudar a enriquecer ao manter o investidor mais motivado e envolvido.
Grandes metas mantêm a vontade de perseguir objetivos financeiros. Quem pensa grande não deve temer frustrações.

11 Aprenda a administrar o dinheiro

É importante aprender a gerenciar o próprio patrimônio, para que as decisões não sejam sempre terceirizadas. Ao entender como administrar o patrimônio, é possível filtrar conselhos ruins e manter bons hábitos financeiros diariamente, sem depender de outra pessoa.

12 - Faça o que gosta

Se sentir realizado no trabalho pode ser importante na construção de um patrimônio financeiro. Gostar do que faz também afasta frustrações, que podem levar a gastos indevidos .

13 - Vá atrás do dinheiro

Aplicar o dinheiro no banco no primeiro produto que aparece pode até gerar uma falsa sensação de dever cumprido, mas não é suficiente para fazer com que o patrimônio cresça.
É necessário monitorar de forma ativa os investimentos e comparar, periodicamente, os rendimentos oferecidos por diversas instituições financeiras. 

14 - Invista em si mesmo

Especialistas recomendam investir em aplicações financeiras, mas, principalmente, em si mesmo. "Quem tem maior nível de educação costuma ganhar maiores salários, o que é essencial para sustentar o patrimônio no futuro", diz Mauro Calil. 

Em outras palavras, pode valer mais a pena investir em um curso no exterior, que pode revolucionar a carreira, do que investir os recursos em uma aplicação financeira.
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário