sábado, 28 de março de 2015

Dicas para receber os amigos em casa

 
 
Uma anfitriã de primeira, Laura Wie, repórter do Programa Amaury Jr., da Rede TV!, nos dá um prático roteiro de como receber os amigos em casa, para um almoço ou um jantar especial.

1. Lista de compras
Antes de sair de casa, confira os produtos que você já tem no armário. Escolha um supermercado completo, onde possa encontrar bons vinhos e flores para a decoração da mesa.

2. Escolha os vinhos
Um bom vinho, cumpre bem a missão de acompanhar a refeição. Não há a necessidade de  uma grande variedade de bebidas.


3. arrume a mesa
Em vez de toalhas grandes, use passadeiras de linho, que são simples e chiques. Esqueça os lugares marcados: faça uma pilha de pratos e disponha as taças e os talheres displicentemente pela mesa. O charme da decoração são as cores e estampas das peças escolhidas.
 
4. Prepare as entradas
Compre um pão recheado de azeitonas. Para acompanhar, a sugestão é queijo cottage com tomilho fresco e geleia de tomate. Antes do prato principal, sirva uma salada com alface, tomate e os legumes que tiver em casa.
 
5. Faça o prato principal
Para ganhar tempo, separe os ingredientes antes de começar a cozinhar, prepare o arroz enquanto assa o salmão, vá tomar um banho enquanto o risoto resfria e assim por diante.

6. Vá se arrumar!
 Fique pronta antes de preparar a sobremesa - o que inclui banho, roupa, cabelo e maquiagem. Afinal, vai que os preparativos atrasem um pouco ou uma amiga chegue mais cedo?  Vale seguir o exemplo de Laura Wie e optar por um vestido - a peça única dispensa a preocupação com combinações. Antes de continuar a tarefa na cozinha, porém, lembre-se de colocar o avental.
 
7. Hora da sobremesa
Comprar a sobremesa não é nenhum pecado. Se preferir, inclua na lista de compras um cheesecake ou bolo e pronto: pode pular esta etapa.
 
 
8. Acerte os últimos detalhes
Certifique-se de que a sala e o banheiro estejam em ordem. Enfeite a mesa com vasos de flores baixas e coloridas, que alegram o ambiente sem exagero. Deixe à mão os pratos e talheres de sobremesa e as xícaras de café. Para completar, abaixe as luzes e coloque seu iPod para tocar.
  
9. Sirva a comida em travessas
Depois dos aperitivos, hora de servir o jantar. Não monte pratos individuais. Coloque o salmão em uma travessa, os bolinhos de risoto em outra e as ervilhas em um bonito bowl. Espalhe tudo pelo centro da mesa. Para completar o clima de informalidade, deixe as garrafas de vinho por lá também. Nada mais casual e descontraído do que cada um se servir à vontade.

10. Relaxe e curta sua festa!
 Os nove passos anteriores não terão valido de nada se você não curtir ótimos momentos ao lado de seus melhores amigos. Depois do jantar, devore a sobremesa sem culpa, tome um bom café, jogue conversa fora, dê risadas... E deixe para lavar a louça só no dia seguinte.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário