terça-feira, 13 de janeiro de 2015

História/Receita


A origem do Cupcake


Este é primeiro artigo do blog Receita de Cupcake e eu não poderia inicia-lo de uma forma melhor do que explicar a origem destes bolinhos super famosos. Espero que gostem de nossos artigos, dicas e principalmente de nossas receitas de cupcake!

Inventados na Europa por volta de 300 anos atrás, mais precisamente na Irlanda, os primeiros cupcakes que se tem notícia eram feitos por nobres e conhecidos pelo singelo nome de bolo das fadas (FairyCakes).

Preparados para ocasiões convencionais do dia-a-dia, porém sem o cuidado dos modelos atuais, os cupcakes se encaixavam na rotina alimentar das pessoas e para tanto eram servidos desde o café da manhã até ocasiões como aniversários e festas.

Mas os cupcakes se popularizam mesmo somente com a chegada à terra do tio Sam, mais conhecida como Estados Unidos já em meados do século XX trazidos pelas primeiras padarias criadas no formato que ainda conhecemos.

O nome cupcake foi dado por duas razões distintas e que se completavam. Uma razão eram as medidas feitas baseadas em um copo (xícara) e a outra é referente aos números presentes nas receitas tradicionais.

As medidas dos ingredientes eram sempre contadas através do padrão “X xícaras de tal ingrediente” e este formato facilitou muito a vida de quem precisava preparar a receita e não queria perder tempo pesando um por um. Motivo pelo qual o nome “cupcake” faz sentido relacionando a algo do tipo “bolo da medida de copo”.

O outro lado do nome se dá pelo uso do termo CUP numericamente já que a receita consiste basicamente em :

– 1 xícara de manteiga
– 2 xícaras de açúcar
– 3 xícaras de farinha
– 4 ovos mais um copo de leite e uma colher de bicarbonato.

A facilidade de se preparar tais receitas foi fundamental para popularizar e espalhar pelo mundo a fama destes bolinhos.

Fonte: http://receitadecupcake.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário