segunda-feira, 12 de maio de 2014


10 Regras de etiqueta para os convidados do casamento
Por: Sofia Benini

Em um ambiente elegante como uma festa de casamento, os convidados devem se portar com discrição. Para isso, algumas regras de etiqueta são básicas. Veja quais são elas:


Em um ambiente elegante como uma festa de casamento, os convidados devem se portar com discrição. Para isso, algumas regras de etiqueta são básicas. 
Para te ajudar, preparamos 10 regras de etiqueta para os convidados do casamento. Siga-as e fuja de gafes:

1) Não leve o presente de casamento no dia da festa. Caso não dê para entregar na casa da noiva antes do casamento, entregue na casa dos pais da noiva no dia seguinte ao casamento. Ou na casa dos noivos, depois que eles voltarem de lua de mel.

2) Não pule a cerimônia religiosa e chegue apenas para a festa, pois é deselegante. Ainda que sua religião seja diferente da dos noivos ou que você não tenha paciência para os rituais do casamento. Sua presença ali é uma forma de demonstrar respeito e carinho com os noivos.

3) Não cumprimente com beijo ou aperto de mão uma pessoa que esteja à mesa de refeições. Nestes casos, faça um cumprimento apenas verbal. Primeiro, por uma questão de higiene. E segundo, para não atrapalhar quem está comendo.

4) Ao sentarem-se, as mulheres devem sempre tentar manter uma postura reta. As pernas podem ser cruzadas ou não. Caso não as cruze, mantenha as paralelas, uma do lado da outra.

5) Há uma regra de ouro dos “cinco nãos”: não apontar, não bocejar, não coçar, não cutucar e não espreguiçar. E vale para todos os convidados do casamento, sejam homens ou mulheres.

6) Não devore os pratos do Buffet ou a bandeja de salgadinhos! Não importa o tamanho de sua fome ou há quanto tempo você está sem comer. Faça pratos pequenos (e repita se for o caso) e nada de encher a mão de salgadinhos quando o garçom passar servindo.

7) Não exagere na bebida. Um pouco é gostoso e divertido, mas o álcool em excesso nos faz perder a noção (e junto com a noção, vai-se embora a elegância). Não adianta nada chegar à festa de casamento toda linda e maquiada e ir embora toda descabelada e descalça. Mantenha a linha, sempre.

8) Não leve pra casa os detalhes da festa. Arranjos da mesa, porta-guardanapos, enfeites da mesa de docinhos e os próprios docinhos do casamento: por mais bonitos que sejam, eles não são seus. Além disso, pode ser um desrespeito com os noivos. Já pensou se eles tiverem de arcar com o prejuízo dos itens que foram saqueados?

9) Cumprimente os noivos durante a festa de casamento, agradeça-os pelo convite e deseje felicidades à nova vida. Isso chega a ser uma obrigação dos convidados do casamento! Caso queira ir embora cedo da festa, nada de planejar a famosa “saída à francesa”. Até é permitida, desde que você já tenha cumprimentado os noivos antes. Caso contrário, procure-os antes de ir.

10) Se o convite de casamento foi feito apenas para você e seu companheiro, entenda que os noivos estão esperando apenas duas pessoas para a festa. Levar pessoas a mais que não foram convidadas (a prima, o amigo, a irmã...) é indelicado e ainda prejudica a organização do buffet, que está preparado para um número certo de convidados.

Fonte: http://www.casamentoclick.com.br/
 

Um comentário:

  1. Sempre muito bom saber dessas regras. A gente vê cada coisas nas festas...

    ResponderExcluir