sábado, 17 de maio de 2014

Dicas para lavar a roupa em casa




Organize a lavagem:

Separe as roupas
Faça uma pilha com as peças brancas, e arrume as outras pela cor: as escuras e as claras. As claras podem ser misturadas às brancas, mas as escuras não, porque podem desbotar.


Deixe as peças sempre de molho
Roupas coloridas  devem ficar de  molho por uma hora;  as brancas podem ficar  até seis horas. Não encha demais a lavadora: quando as roupas esfregam demais umas nas outras, o tecido delas estraga.

Capriche nos colarinhos e nos punhos das camisas
Coloque um pouco de xampu nessas partes da roupa. Esse produto ajuda a tirar as manchas de gordura mais resistentes. Outra opção são os produtos de pré-lavagem que se colocados, antes da lavagem, nestas partes da camisa, evitam a necessidade de esfregá-las não desgastando o tecido.

Proteja sua lingerie
Pequenas peças, como calcinhas e sutiãs, devem ser colocadas dentro de fronhas ou sacos de tecido próprios para lavadora. Dessa forma elas irão durar mais e manter suas características delicadas como rendas e outras aplicações.

3 truques do tanque:

1. Para a peça de cor escura não desbotar

Na hora de lavar, acrescente um pouco de sal à água do molho. Outra dica é aproveitar a água em que você cozinhou espinafre. Mergulhe a roupa nessa água por dois minutos. Depois, lave normalmente.

2. Para as toalhas ficarem macias


Junte 2 colheres (chá) de bicarbonato ou ½ copo de vinagre na hora de enxaguar. E não se esqueça de colocar as toalhas m lugar bem arejado após o uso, isso evita a formação de fungos, aquelas manchas escuras que costumam aparecer nelas.

3. Para deixar panos de prato limpos

Coloque-os de molho por 30 minutos em 25 ml de alvejante sem cloro para cada 10 litros de água. Peças com barrados bordados, após o molho, devem ser enxaguadas com uma mistura de água e vinagre branco! Depois, lave normalmente.
Lembre-se sempre: uma escolha inteligente – seja de produtos a comprar, sejam práticas a adotar do dia a dia – faz muita diferença no rendimento do seu trabalho.

Deixe a roupa mais branca:

· Sol + sabão de coco: essa é a receita mais velha do mundo para branquear roupas. Onde há sol forte, deixe as peças de molho em água com um pedaço de sabão de coco. Se der para estendê-las sobre um gramado, melhor.

· O leite tira aquele amarelado da seda branca. Lave a peça. Deixe-a de molho por 30 minutos num balde com água e ½ litro de leite. Enxágue.

· Bicarbonato de sódio é melhor do que água sanitária para clarear tecidos delicados. Ponha na água do molho (à mão ou na máquina) 1 g de bicarbonato de sódio ou ½ copo de bórax (alvejante vendido em farmácias).

· Água e pedaços de limão ajudam a tirar o amarelo da roupa. Ferva a roupa nessa mistura.

http://mdemulher.abril.com.br

Um comentário: