sábado, 3 de maio de 2014

Que Infância é essa?



Os chamados “pais modernos” surgiram na década de 80 e vieram na esteira de um novo modo de vida em família, que incluía novidades inimagináveis.

A esposa que havia concluído o curso superior requereu o direito de trabalhar, que virou um dever, pois o marido provedor estava em extinção e o ditado da moda dizia: “quem quiser comer tem que produzir.”

Esposo e esposa lançavam-se no mercado de trabalho em condições quase iguais.
Especialistas apressaram-se em produzir publicações com verdadeiras “receitas” que objetivavam salvar a família.

As escolas ofereciam turno integral. Surgiram os famigerados  hoteizinhos , onde as crianças ficavam após o período parcial de aula.

A alfabetização foi antecipada, e a infância foi pro espaço!

Psicólogos, pediatras, psicopedagogos justificavam essa antecipação na lógica de que as crianças eram mais modernas, mais inteligentes, e continuam sem saber o que significa geração índigo.

A infância foi diminuída, assim como a adolescência. Faz pouco tempo queriam reduzir a maioridade penal.

Surgiu a mais terrível das babás: a  televisão.


Os programas infantis cresceram assustadoramente. Canais dedicados às crianças enchem as grades da programação. Mas reflitam sobre a qualidade dessa programação.

Se no meu tempo já tinha a violência do “atirei o pau no gato”, agora são os super-heróis que alimentam o sonho, por vezes violento, da meninada.

Antigamente os pais ficavam sozinhos somente quando os filhos casavam. Hoje ficam órfãos desde cedo. Isso mesmo. Pais órfãos dos filhos. São os compromissos com os amigos, as responsabilidades com a formação, as tecnologias de informação e comunicação, as baladas, etc. Conheço casos em que a família só se encontra no fim de semana.

Alfabeto para as crianças hoje.





E quando eles crescerem.....


Texto de Nelson Loreto.

2 comentários:

  1. Muito interessante!!! E verdadeiro...

    ResponderExcluir
  2. Hoje está muito difícil para os pais educarem seus filhos. A concorrência com televisão, I Pads, aparelhos de jogos que esqueci o nome, babás, etc etc que ensinam tudo o que não presta para essas crianças, é muito complicado!!! Os pais têm que se virar nos 30 para criarem bem os seus filhos . Yara

    ResponderExcluir