quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Depressão..o mal do século


A depressão afeta cerca de  13 milhões de pessoas somente no Brasil, sendo considerada a doença do século, mas é  possível reduzir o risco de desenvolvimento da depressão  com atitudes simples no dia a dia.Saiba como fugir deles.

Sedentarismo

Manter uma atividade física regular estimula a produção de endorfina no organismo  que ativa a sensação de relaxamento. Além disso, a prática de exercícios diminui a sensação de cansaço constante e melhora a disposição. Por isso, ficar muito tempo parada pode acabar contribuindo para a sensação de cansaço e esgotamento frequente.

Estresse e ansiedade

O estresse e ansiedade são efeitos comuns da rotina cada vez mais apertada e podem contribuir para o desenvolvimento da depressão, sobretudo em que já  tem predisposição à doença. Isso porque problemas diários, como a pressão no trabalho, no trânsito pesado e apertos financeiros, entre outros, são fatores que frustram e que aumentam a insatisfação.

Alimentação ruim

Passar muito tempo se comer ou comer demais são hábitos prejudiciais porque desregulam o organismo alterando, por exemplo, os níveis de glicose, que afetam o humor e a disposição. Por isso, a dica é manter uma dieta equilibrada e atentar-se à  inclusão de alimentos com triptofano no cardápio, que atuam na produção de serotonina. Frutas como melancia, mamão, tomate e abacate, além de carnes brancas são alguns dos mais ricos nesse nutriente.

Dependência tecnológica


O vício na internet também pode contribuir para o desenvolvimento de depressão. Isso porque, você acaba deixando de realizar atividades mais saudáveis – como dormir, praticar exercícios e interagir socialmente e pessoalmente – quando passa tempo demais navegando na web.

Passar muito tempo sozinha

O ser humano é social e não consegue viver só e sem se relacionar com os outros por muito tempo. Para quem tem tendência a desenvolver depressão, a solidão pode ser ainda mais prejudicial. Portanto, cultivar amizades e investir em atividades que estimulem a interação social são fatores importantes para diminuir a incidência da doença.

Reclamar demais

O hábito de se lamentar e reclamar de tudo está associado a depressão porque incentiva o pessimismo, a insegurança e a baixa autoestima. Adotar uma postura mais positiva diante da vida é fundamental para melhorar a maneira de lidar com problemas e frustrações.

http://www.bolsademulher.com/

Um comentário:

  1. Texto muito interessante e útil!
    Dizem que a depressão é "o mal do século" e precisamos cuidar para não passar por essa situação.
    Bjs

    ResponderExcluir