domingo, 7 de dezembro de 2014


Unhas descamando: causas e soluções naturais



Por que as unhas descamam

A descamação das unhas pode ser causada por uma dieta alimentar pobre em termos nutricionais e até por uma série de doenças, por exemplo, hipotireoidismo,psoríase, problemas renais e hepáticos, entre outros.

Por isto é sempre importante consultar um médico ao perceber que as unhas estão descamando, isto porque a descamação pode ser um alerta do corpo indicando que algo não vai bem.
Causas mais comuns

No entanto, o mais frequente é que a descamação seja sinal de questões mais específicas como micose e alergia. Em geral, as alergias são provocadas pelos próprios produtos usados para embelezar as unhas ou artigos de limpeza. Esmaltes, removedores de esmaltes, creme para cutículas e mãos, além do uso de unhas postiças, podem ter um efeito desastroso sobre a saúde das suas mãos porque contêm substâncias muito fortes.

O que fazer então?

É indispensável procurar um médico para identificar as causas, já que como vimos elas podem ser muito variadas. Outra dica importante é deixar as unhas respirarem um pouco, livres de qualquer esmalte! Veja uma listinha de soluções naturais que podem ajudar a combater a descamação das unhas.

1. Prefira esmalte eco-friendly. Eles são livres de substâncias como formol e tolueno.

2. Não remova a cutícula: a brasileira insiste em remover a cutícula, mas ela é uma importante proteção para as unhas, ao retirá-la a sua unha fica mais vulnerável aos fatores agressivos, além de fungos e bactérias.

3. Não use lixas de metal: evite lixar a superfície da unha, principalmente, usando uma lixa de metal que pode ser ainda muito mais agressiva.

4. Tenha uma dieta rica em: ferro, zinco, cálcio, selênio, proteínas e vitaminas, inclua no menu mais peixes, aveia, castanha-do-pará, iogurte, frutas, feijão, beterraba, espinafre, abóbora, por exemplo. Evite refrigerantes.

5. Use um óleo fortalecedor: primeiro faça um teste para ver se não é alérgica, em uma pequena parte da pele no punho. Se não for, aplique nas unhas antes de dormir (de 2 a 3 x por semana) uma mistura de óleo de argan puro e óleo essencial de melaleuca. Basta uma colher de café de óleo de argan misturada a 1 gota de melaleuca.


Fonte: http://lar-natural.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário