sábado, 20 de dezembro de 2014

Você está estressado? O que fazer para aliviar os sintomas.



O corre corre da vida de hoje é tão grande que nos sentirmos à beira de um ataque de nervos parece a coisa mais normal do mundo. Só que de repente você se pega esbravejando no trânsito enlouquecidamente, começa a doente e eis que aparece o estresse causando seus estragos.
Gritar e se aborrecer demais com pequenas coisas são sinais de alerta: algo não vai bem com você!
 
Aqui alguns sinais de que você está estressado, e o que fazer para aliviar os sintomas.
 
  • Mudanças no padrão do sono são reveladoras, não apenas de stress, mas, eventualmente, de outros problemas de saúde também
 
Uma noite bem dormida faz com que os sonhos sejam progressivos e, permite que você acorde com um humor melhor do que estava quando foi para a cama. Porém, quando estamos sob intensa pressão o sono tende a ser mais interrompido aumentando a tendência de pesadelos. Aliás, a insônia também faz parte do pacote de quem anda com os nervos a flor da pele. Um estudo realizado pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriu que quem dorme menos de 6 ½ por noite tem os níveis de cortisol (hormônio do estresse) aumentado e uma tendência maior ao ganho de peso.
 
  •  Dores de cabeça sem outra explicação e dores nos maxilares podem ser que você anda tenso demais
 
Se você anda com dor de cabeça constante ou dor na mandíbula e vive tomando analgésicos para amenizar a dor, melhor parar. Apesar do alívio momentâneo,é quase certo que o incômodo vai voltar. Explica-se: em situações de muito estresse, algumas pessoas tendem a ranger os dentes durante o sono. Com o tempo, a tendência é que toda região fique dolorida. Para minimizar o incômodo, dentistas recomendam o uso de uma placa de acrílico rígida. De acordo com a American Dental Association, 70% dos usuários se veem livres do problema ou minimizam o hábito consideravelmente.
Mas, lembre-se que isso é uma solução temporária. Se o bruxismo for mesmo causado por estresse, é importante que você tente identificar o que está tirando seu equilíbrio do prumo e busque formas de relaxar. Vale meditação, corrida, aulas de canto, só não pode ficar do jeito que está.
 
  • Aprenda a relaxar com técnicas de respiração e meditação
 
 
De repente, do nada, seus olhos começam a tremer sem parar por alguns intermináveis segundos? Mas uma vez, o vilão pode ser o estresse. Na verdade, isso ocorre porque há uma contração involuntária do músculo da pálpebra, semelhante a uma câimbra em alguma outra parte do corpo. Muitas vezes, o estresse é o gatilho para tal incômodo que tem maior incidência em mulheres a partir dos 50 anos. O quadro quase sempre melhora com simples exercícios de relaxamento.
Nessas situações, sente-se num lugar sossegado, feche os olhos, tente relaxar e respirar profundamente. Inspire por quatro segundos, segure a respiração durante sete segundos e, em seguida, expire por oito segundos. Repita isso quatro vezes ao usar um dedo para colocar pressão suave sobre a pálpebra que está se contraindo.
 
  • A ansiedade provoca manifestações cutâneas, como coceiras e dermatites. A receita é: mexa-se
 
Um estudo japonês com mais de duas mil pessoas descobriu que os membros do grupo com coceira crônica (também conhecida como prurido) tinham duas vezes mais chance de apresentar quadros de estresse do que aqueles sem o problema. Apesar do incômodo com certeza gerar mais irritação, os pesquisadores acreditam que sentir-se ansioso ou tenso também possibilita o aparecimento de outras manifestações cutâneas como dermatite, eczema e psoríase. O uso de cremes e antialérgicos ajudam e muito mas não resolvem o problema a longo prazo.
 
  • Donos de animais de estimação sofrem menos com pressão alta
 
 
O stress é um fator decisivo em muitos casos de hipertensão. A boa notícia é que dá para minimizar o quadro com um bichinho de estimação. Isso mesmo. Alguns estudos científicos indicam que as pessoas que cuidam de um animal tendem a ter a pressão mais baixa do que aqueles que não tem um amigo de quatro patas ao seu lado. O simples fato de afagar um animal, associado a uma palavra carinhosa, relaxam tanto o animal quanto seu dono. O mesmo ocorre quando se observa as evoluções de peixes no aquário. Eles desviam a mente dos pensamentos que produzem preocupação, induzindo ao relaxamento.
 
Fonte:    http://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário