segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Verão e a Saúde


Saiba como evitar doenças comuns durante o verão


O verão começa oficialmente em 22 de dezembro. É tempo de festas, de descanso, mas a saúde não pode tirar férias. Existem doenças que se tornam mais comuns nesta época do ano, e é importante ficar atento para não transformar a temporada na praia em um período de resguardo.

O G1 conversou com os médicos Alexandre Wolkoff, coordenador do Hospital San Paolo, e Marco Aurélio Sáfadi, infectologista do Hospital São Luiz, em São Paulo, e com o Instituto Butantan para listar as doenças mais comuns da estação e dar dicas de como prevenir cada uma delas:


Desidratação 

O que é? 
A pessoa ingere menos líquido do que o corpo perde. Começa com sintomas leves, como mal estar e dor de cabeça, mas nos casos mais graves pode até matar por insuficiência renal. 

Por que é comum no verão? 
No calor, suamos mais, é um mecanismo do corpo para manter a temperatura ideal. 

Como evitar?
Beber bastante líquido. No mínimo dois litros de água é o consumo ideal para os adultos. Sucos e chás também podem ser ingeridos. Refrigerantes não são muito indicados, porque o líquido não é tão bem absorvido. A cerveja também não é, pois o álcool possui efeito diurético e a pessoa perde água pela urina.


Insolação 

O que é?
É a exposição exagerada ao sol, especialmente nos horários mais quentes -- entre 10h e 16h, no horário de verão. Pode causar queimaduras na pele e desidratação, pelo excesso de suor. Em casos mais graves, a temperatura muito alta prejudica o funcionamento do organismo. 

Por que é comum no verão?
As pessoas tendem a passar mais tempo expostas ao sol e a temperatura aumenta a quantidade de suor. 

Como evitar?
Além de se hidratar, é importante evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes e usar roupas leves.


Brotoeja 

O que é?
São pequenas bolhas que surgem na pele, porque os orifícios das glândulas que produzem suor ficam obstruídas. É mais comum em crianças, na região do pescoço e das axilas.

Por que é comum no verão?
Além do suor, as células mortas da pele, que causam a obstrução das glândulas em alguns casos, também aumentam no calor. 

Como evitar?
Usar tecidos leves e roupas largas, manter a higiene da pele e não exagerar nos óleos. Passar protetor solar para ir à praia ou à piscina é importante, mas não é preciso besuntar as crianças de cremes o tempo todo.


Micoses 

O que é?
São fungos que proliferam na pele, principalmente na virilha e entre os dedos do pé. Causam irritação e coceira. Dependendo da ferida, pode provocar uma infecção.

Por que é comum no verão?
Ambientes quentes e úmidos são ideais para os fungos. Podem ser transmitidos pela areia ou pelo piso em torno da piscina, mas o cloro na água impede que o fungo passe de pessoa para pessoa.

Como evitar?
Secar bem o corpo depois de sair do banho, principalmente a virilha e os pés. Para as mulheres, uma dica é secar o cabelo a frio, para evitar micose no couro cabeludo.


Bicho geográfico

O que é?
É um protozoário que penetra na pele e se alimenta de camadas internas. Causa dor e coceira.

Por que é comum no verão?
É comum em cães e gatos e pode ser transmitido para humanos quando pisamos nas fezes dos animais ou perto delas. 

Como evitar?
Proibir a entrada de animais na praia. As fezes infectam um raio de dois metros na areia e dez metros na água.


Otite

O que é?
É uma inflamação do ouvido, geralmente da parte mais externa, o duto auditivo. A água que entra no ouvido provoca irritação e pode conter também fungos e bactérias infectantes.

Por que é comum no verão?
Como as pessoas nadam mais, aumenta a probabilidade de que entre água, contaminada ou não, no ouvido. 

Como evitar?
Se entra água no ouvido, é preciso tirar logo. Cotonetes são recomendados para secar o ouvido. Álcool não é recomendado, pois irrita a região. Usar bolinhas de silicone no ouvido durante o banho de piscina ou de mar evita que entre água.


Conjuntivite

O que é?
É uma inflamação na conjuntiva -- a membrana que reveste os olhos.

Por que é comum no verão?
Pode ser uma irritação causada pelo sal do mar ou pelo cloro da piscina. Também pode ser transmitida por bactérias na água. Existe também a conjuntivite viral, que é comum o ano inteiro.

Como evitar?
Usar óculos de natação e lavar os olhos depois de nadar são dicas úteis. Também é preciso evitar contato com pessoas já infectadas.


Dengue 

O que é?
É uma febre causada por um vírus que provoca, entre outros síntomas, náusea, vômito e cansaço. Em sua forma mais grave, a dengue hemorrágica, pode levar à morte.

Por que é comum no verão?
O mosquito que transmite o vírus precisa de água parada para se reproduzir. No verão, as chuvas aumentam o número de criadouros. 

Como evitar?
A maneira mais eficaz de prevenir a dengue é impedir a reprodução do mosquito, eliminando recipientes que acumulem água.


Hepatite A

O que é?
É uma inflamação no fígado, provocada por um vírus. Das três formas da hepatite, essa é a que menos mata, mas também deixa sequelas no órgão.

Por que é comum no verão?
O vírus pode ser transmitido pela água ou até pelos alimentos, em lugares com saneamento básico ruim -- como algumas cidades de praia. Não é propriamente uma doença sazonal, mas esses fatores aumentam o risco de transmissão no verão. 

Como evitar?
Existe uma vacina que pode ser tomada a partir de um ano de idade, mas ela não é oferecida pela rede pública. Além disso, a água consumida deve ser clorada ou fervida, os alimentos devem ser cozidos e é preciso lavar bem as mãos antes das refeições. Essas medidas, aliás, previnem também contra infecções intestinais.


Veneno de animais venenosos

O que é?
Pessoas são expostas pelas picadas de cobras e ferroadas de escorpiões, por exemplo.

Por que é comum no verão?
No inverno, as cobras procuram abrigos contra o frio; quanto volta o calor, elas ficam mais ativas. No caso dos escorpiões, seus esconderijos ficam alagados e eles tendem a sair; além disso, é a época de reprodução dos insetos, que servem de alimento para os escorpiões.

Como evitar?
Andar sempre calçado previne contra as picadas. Em caso de mordida de cobra, apenas lave com água e sabão e busque auxílio médico imediato. Quanto à ferroada do escorpião, a primeira medida é colocar uma compressa de água morna antes de procurar um profissional de saúde.

Fonte: www.minhasaudeonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário